quinta-feira, 6 de agosto de 2026

Preços Excessivos, Ausência de Propostas Válidas e Licitação Deserta: Dispensa de Licitação


“Art. 75. É dispensável a licitação:

(...)

III - para contratação que mantenha todas as condições definidas em edital de licitação realizada há menos de 1 (um) ano, quando se verificar que naquela licitação:

a) não surgiram licitantes interessados ou não foram apresentadas propostas válidas;

b) as propostas apresentadas consignaram preços manifestamente superiores aos praticados no mercado ou incompatíveis com os fixados pelos órgãos oficiais competentes;

(...)” (Lei nº 14.133/2021)

O art. 75, inciso III, da Lei nº 14.133/2021 trata de uma hipótese de dispensa que exige muita cautela: a Administração tentou licitar, mas o procedimento não produziu resultado contratável. A lei permite a contratação direta, mas impõe uma condição rigorosa: a contratação direta deve manter todas as condições definidas no edital da licitação anterior, realizada há menos de um ano. A dispensa, portanto, não é uma forma de “corrigir livremente” a licitação frustrada; é uma forma excepcional de aproveitar uma tentativa competitiva recente, desde que o insucesso não tenha sido causado por falha da própria Administração.

Assim está redigido o dispositivo legal em questão: é dispensável a licitação “para contratação que mantenha todas as condições definidas em edital de licitação realizada há menos de 1 (um) ano”, quando, naquela licitação, “não surgiram licitantes interessados ou não foram apresentadas propostas válidas” ou quando “as propostas apresentadas consignaram preços manifestamente superiores aos praticados no mercado ou incompatíveis com os fixados pelos órgãos oficiais competentes”.

1. Função jurídica do art. 75, inciso III, e natureza facultativa da dispensa

O art. 75, inciso III, da Lei nº 14.133/2021 disciplina uma hipótese de contratação direta posterior a uma licitação que não atingiu resultado útil. A Administração tentou contratar por licitação, mas não conseguiu celebrar contrato porque não houve interessados, porque não houve propostas válidas ou porque as propostas apresentaram preços incompatíveis com o mercado ou com parâmetros oficiais.

A lógica do dispositivo é objetiva: a lei não obriga a Administração a repetir automaticamente uma licitação recente quando a primeira tentativa já demonstrou ausência de mercado interessado, ausência de proposta aproveitável ou incompatibilidade de preços. Mas essa autorização não é ampla. A dispensa só é admitida quando a contratação direta preservar as condições do edital anterior e quando o processo estiver devidamente instruído conforme o art. 72 da Lei nº 14.133/2021, que exige, entre outros documentos, estimativa de despesa, parecer jurídico e técnico quando cabível, comprovação de habilitação, razão da escolha do contratado, justificativa de preço e autorização da autoridade competente.

A expressão “é dispensável” significa que a licitação pode ser afastada nas hipóteses legais. Não significa que a Administração esteja obrigada a contratar diretamente sempre que uma licitação restar deserta ou fracassada.

Esse é o primeiro cuidado interpretativo. Dispensa de licitação não é contratação informal, nem dispensa de planejamento, nem dispensa de justificativa. A Administração pode optar por repetir a licitação se concluir que a frustração decorreu de edital mal elaborado, estimativa defasada, prazo inadequado, publicidade insuficiente, exigências restritivas, condições contratuais pouco atrativas ou erro de julgamento. A contratação direta é cabível quando a licitação anterior, validamente estruturada, não gerou contratação possível.

2. Persistência da necessidade pública e manutenção integral das condições do edital

O inciso III autoriza a contratação direta, não apenas o encerramento administrativo da licitação anterior. A Administração precisa demonstrar que a necessidade pública persiste e que o objeto continua necessário.

Esse ponto é relevante porque a licitação deserta ou fracassada não prova, por si só, que a contratação direta é a melhor solução. Ela prova apenas que a tentativa competitiva anterior não produziu resultado. Antes de contratar diretamente, o gestor deve confirmar se a necessidade permanece atual, se o objeto continua adequado, se os quantitativos ainda fazem sentido e se há recursos orçamentários compatíveis.

Esse é o núcleo restritivo do inciso III. A contratação direta deve manter todas as condições definidas no edital da licitação realizada há menos de um ano.

A lei não autoriza a Administração a realizar uma licitação, verificar que ela não deu certo, alterar substancialmente objeto, prazo, obrigações, quantitativos, regime de execução, critérios de aceitação ou condições de pagamento e, depois, contratar diretamente como se estivesse diante da mesma contratação. Se as condições precisam ser alteradas, o caminho mais seguro é revisar o planejamento e promover novo procedimento. A dispensa do art. 75, inciso III, pressupõe continuidade substancial entre a licitação frustrada e a contratação direta.

Manter todas as condições significa preservar o objeto, as especificações, os quantitativos, o prazo, o regime de execução, as obrigações do contratado, as condições de recebimento, as exigências técnicas, as condições de pagamento, as garantias, quando existentes, e demais parâmetros que definiram a disputa anterior.

Essa exigência tem uma razão clara: a contratação direta só se justifica porque o mercado já foi chamado a disputar aquelas condições e não houve resultado útil. Se a Administração modifica as condições, já não está diante do mesmo cenário testado pela licitação anterior. A mudança relevante quebra a relação lógica entre licitação frustrada e dispensa subsequente.

3. Licitação realizada há menos de um ano e necessidade de constatação formal

O dispositivo exige que a licitação anterior tenha sido realizada há menos de um ano. A lei utiliza esse prazo como critério de atualidade mínima da tentativa competitiva.

A contratação direta não pode ser baseada em licitação antiga. Mercado, preços, fornecedores, tecnologia, disponibilidade de produtos, custos logísticos e capacidade produtiva mudam. Uma licitação frustrada há muito tempo já não demonstra, com segurança, que o mercado atual continua desinteressado ou incapaz de ofertar proposta válida. O prazo de um ano funciona como limite objetivo de aproveitamento da experiência licitatória anterior.

A expressão “quando se verificar” exige constatação formal no processo. Não basta percepção genérica do gestor. A Administração deve demonstrar documentalmente o que ocorreu na licitação anterior.

A instrução deve conter ata da sessão, relatório do agente de contratação ou da comissão, decisões de desclassificação ou inabilitação, registros do sistema eletrônico, propostas recebidas, análise de preços, eventuais diligências, recursos e decisão final. O processo de dispensa precisa demonstrar, de forma verificável, que se enquadra em uma das alíneas do inciso III.

4. Licitação deserta: ausência de interessados e limites da contratação direta

A primeira hipótese da alínea “a” ocorre quando “não surgiram licitantes interessados”. Essa é a situação classicamente chamada de licitação deserta.

Licitação deserta é aquela em que o mercado simplesmente não comparece. Não há propostas, não há disputa, não há licitantes interessados. A Administração publicou o edital, disponibilizou as condições, aguardou o prazo e não recebeu participação. Nessa hipótese, a contratação direta pode ser cabível se a ausência de interessados não decorrer de falha da própria Administração.

A ausência de interessados não elimina o dever de justificar a escolha do contratado e o preço. O art. 72 da Lei nº 14.133/2021 continua aplicável à contratação direta e exige razão da escolha do contratado, justificativa de preço, comprovação de habilitação e autorização da autoridade competente.

Esse ponto é essencial. Mesmo que ninguém tenha participado da licitação, a Administração precisa demonstrar que o fornecedor escolhido é apto, que o preço é compatível, que o objeto corresponde ao edital anterior e que a contratação direta atende ao interesse público. A licitação deserta explica por que não se fará nova disputa imediata; não substitui a instrução da contratação direta.

Se a ausência de interessados decorreu de exigências excessivas, especificações inadequadas, prazo impossível, condições de pagamento incompatíveis, estimativa irreal, publicidade insuficiente ou objeto mal definido, a contratação direta fica vulnerável.

Aqui está um dos pontos mais importantes do tema. A licitação deserta pode ser sintoma de ausência real de fornecedores interessados, mas também pode ser sintoma de edital mal concebido. Se o mercado não compareceu porque o edital era tecnicamente inadequado ou economicamente inviável, a Administração não deve usar a dispensa para contornar o problema. Deve corrigir o planejamento.

5. Ausência de propostas válidas: licitação fracassada e dever de motivação

A segunda hipótese da alínea “a” ocorre quando não foram apresentadas propostas válidas. Aqui podem ter existido licitantes interessados, mas nenhuma proposta pôde ser aceita.

Essa situação é diferente da licitação deserta. Na licitação deserta, ninguém participa. Na ausência de propostas válidas, há participação, mas todas as propostas são inválidas por vícios, desconformidade com o edital, não atendimento às especificações, falta de exequibilidade demonstrada quando exigida ou outras razões juridicamente relevantes. Em linguagem prática, trata-se de uma licitação fracassada quanto ao resultado aproveitável.

A Administração precisa demonstrar por que as propostas não foram válidas. A desclassificação deve estar apoiada no edital e na Lei nº 14.133/2021. O art. 59 prevê que serão desclassificadas propostas com vícios insanáveis, que não obedecerem às especificações técnicas pormenorizadas no edital, que apresentarem preços inexequíveis ou permanecerem acima do orçamento estimado, que não tiverem exequibilidade demonstrada quando exigido pela Administração ou que apresentarem desconformidade insanável com outras exigências editalícias.

Não basta afirmar que “não houve proposta válida”. É necessário explicar, proposta por proposta, o motivo da invalidade. A Administração deve demonstrar se o vício era insanável, se houve oportunidade de diligência quando cabível, se a desclassificação foi motivada e se o critério aplicado estava previamente previsto. Sem essa análise, a dispensa pode ser usada sobre uma premissa frágil.

O Manual do TCU, ao tratar do art. 75, inciso III, registra o Acórdão 6786/2012-TCU-Primeira Câmara, cujo enunciado afirma que a tese de ausência de interessados, para fins de contratação direta, também ocorre quando os licitantes são todos inabilitados ou as propostas são todas desclassificadas. A mesma referência ressalva que essa tese não se aplica quando a inabilitação dos participantes resultar de equívoco da Administração, por exemplo pela não apresentação de documento exigido no edital que poderia ser facilmente obtido na Internet.

Esse entendimento é muito útil, mas precisa ser aplicado com prudência sob a Lei nº 14.133/2021. O ponto central é que a Administração não pode gerar artificialmente o fracasso da licitação por formalismo indevido ou erro próprio e, depois, usar esse fracasso como fundamento para contratação direta. Se todos foram desclassificados ou inabilitados por uma atuação equivocada da Administração, o problema não é ausência de mercado; o problema é irregularidade no julgamento.

Antes de concluir pela inexistência de propostas válidas, a Administração deve verificar se os vícios eram realmente insanáveis e se havia possibilidade de diligência. O art. 59, § 2º, admite diligências para aferir a exequibilidade das propostas ou exigir sua demonstração.

Essa etapa é indispensável para evitar a dispensa prematura. Uma proposta não deve ser desclassificada por dúvida sanável, falha formal irrelevante ou ausência de esclarecimento que poderia ser obtido sem alterar sua substância. A contratação direta baseada em fracasso licitatório só é segura quando o fracasso é real, não quando foi produzido por uma condução excessivamente rígida ou tecnicamente incompleta.

6. Preços manifestamente superiores aos praticados no mercado

A alínea “b” permite a dispensa quando as propostas apresentadas consignaram preços manifestamente superiores aos praticados no mercado.

Essa hipótese trata de uma licitação em que houve propostas, mas elas não serviram ao interesse público porque estavam muito acima do mercado. Não se trata de pequena diferença, nem de divergência ordinária de pesquisa. A lei exige preços manifestamente superiores, ou seja, preços cuja inadequação seja evidente à luz de parâmetros consistentes.

A Administração não pode considerar o preço excessivo com base em impressão subjetiva. Deve haver pesquisa de preços idônea, atual, plural quando possível e compatível com o objeto. O art. 72 exige estimativa de despesa e justificativa de preço nas contratações diretas; o Manual do TCU também vincula essa hipótese às regras de pesquisa de preços aplicáveis às dispensas e inexigibilidades.

Preço excessivo não se prova com descontentamento administrativo. Prova-se com comparação técnica. A Administração deve demonstrar quais parâmetros foram utilizados, por que eles são adequados, qual a data das referências, se os objetos são comparáveis, se há diferenças de frete, garantia, escala, prazo, local de entrega, marca, tecnologia, impostos e condições de pagamento. Sem essa análise, a afirmação de preço excessivo pode ser contestada.

7. Preço acima do orçamento, incompatibilidade com parâmetros oficiais e justificativa de preço atual

O art. 59 da Lei nº 14.133/2021 determina a desclassificação de propostas que apresentem preços inexequíveis ou permaneçam acima do orçamento estimado para a contratação. Já o art. 75, inciso III, alínea “b”, trata da situação em que as propostas apresentam preços manifestamente superiores aos praticados no mercado ou incompatíveis com parâmetros oficiais.

As duas regras dialogam, mas não são idênticas. Na fase licitatória, a proposta acima do orçamento estimado pode ser desclassificada se permanecer acima do limite admitido. Para a dispensa posterior, a Administração precisa demonstrar que o resultado da licitação não produziu preço contratável e que os preços apresentados eram manifestamente superiores aos praticados no mercado ou incompatíveis com órgãos oficiais competentes. A análise deve sair do plano meramente formal e chegar à demonstração econômica.

A alínea “b” também menciona propostas incompatíveis com os preços fixados pelos órgãos oficiais competentes.

Essa parte do dispositivo se aplica quando há tabelas, tarifas, preços oficiais, limites normativos ou parâmetros fixados por órgãos competentes. Em tais casos, a Administração deve demonstrar qual é o órgão oficial, qual parâmetro foi fixado, se ele se aplica ao objeto, qual sua vigência, qual sua abrangência territorial e por que a proposta apresentada é incompatível. A mera existência de uma tabela não dispensa análise de aderência ao objeto concreto.

Se a licitação fracassou por preços excessivos, a contratação direta subsequente deve corrigir esse problema, não reproduzi-lo.

Esse ponto é decisivo. Seria incompatível com a finalidade do art. 75, inciso III, contratar diretamente por preço igualmente excessivo. A Administração deve demonstrar que o fornecedor escolhido apresentou preço compatível com o mercado ou com o parâmetro oficial aplicável. A dispensa nasce de um insucesso econômico da licitação; sua validade depende da superação desse insucesso no processo de contratação direta.

A exigência de manter todas as condições do edital não elimina a necessidade de justificar o preço na contratação direta. Ao contrário, torna essa justificativa mais importante.

A Administração deve preservar as condições do edital anterior, mas precisa instruir o processo direto com preço compatível. Se a contratação ocorrer muitos meses depois da licitação frustrada, a pesquisa de preços deve refletir o momento da contratação direta. O limite temporal de um ano não autoriza usar orçamento defasado nem contratar com base em valores desatualizados.

8. Diferenças entre licitação deserta, ausência de propostas válidas e fracasso por preço

A licitação deserta ocorre quando não surgem interessados. A licitação fracassada por ausência de proposta válida ocorre quando há participantes, mas nenhuma proposta pode ser aceita. A licitação fracassada por preço ocorre quando as propostas são incompatíveis com o mercado ou com parâmetros oficiais.

A distinção é importante porque cada hipótese exige instrução diferente. Na deserta, deve-se demonstrar publicidade regular e ausência de interessados. Na ausência de propostas válidas, deve-se demonstrar a invalidade das propostas e a correção das desclassificações. Na hipótese de preços excessivos, deve-se demonstrar a incompatibilidade econômica e a adequação do preço da contratação direta.

A dispensa não deve ser tratada como resposta punitiva à ausência de participação ou à apresentação de preços elevados. Ela é um instrumento de atendimento da necessidade pública quando a competição recente não gerou resultado.

A Administração não deve presumir má-fé dos fornecedores apenas porque ninguém participou ou porque os preços vieram altos. Pode haver razões objetivas: edital restritivo, risco contratual elevado, prazo curto, local de entrega difícil, orçamento defasado, condições de pagamento desfavoráveis ou custo regulatório não considerado. Um processo bem instruído investiga essas causas antes de decidir pela contratação direta.

A pergunta central deve ser: a licitação fracassou por causa do mercado ou por causa do edital? Se o fracasso decorreu do mercado, a dispensa pode ser adequada. Se decorreu do edital, a Administração deve revisar o planejamento.

Essa é a distinção mais importante do tema. O art. 75, inciso III, não deve ser usado para salvar edital defeituoso. Ele existe para situações em que uma licitação regularmente concebida não gerou contratação possível. Se o edital continha exigências indevidas, especificações restritivas ou obrigações incompatíveis com o mercado, a solução juridicamente correta tende a ser corrigir o edital e republicar, não contratar diretamente com base no fracasso produzido pela própria Administração.

9. Instrução do processo de dispensa e roteiro para a Administração

Um bom processo de contratação direta com fundamento no art. 75, inciso III, deve demonstrar: a licitação anterior; a data de sua realização; o edital; as condições que serão mantidas; o motivo do insucesso; a persistência da necessidade; a pesquisa de preços atual; a razão da escolha do contratado; a habilitação mínima; a justificativa de preço; e a autorização da autoridade competente.

Esse tipo de dispensa exige narrativa administrativa completa. A autoridade deve conseguir ler o processo e compreender por que a licitação anterior não gerou contratação, por que a necessidade permanece, por que não se repetirá a licitação, por que o contratado foi escolhido e por que o preço é adequado. Sem essa sequência, a contratação direta fica exposta a questionamentos.

Antes de contratar diretamente com fundamento no art. 75, inciso III, a Administração deve responder a doze perguntas.

* Primeira: a licitação anterior foi realizada há menos de um ano?

* Segunda: o edital anterior era juridicamente adequado?

* Terceira: a publicidade foi suficiente?

* Quarta: as condições do edital serão integralmente mantidas?

* Quinta: a necessidade pública ainda existe?

* Sexta: houve licitação deserta, ausência de propostas válidas ou preços * excessivos?

* Sétima: o motivo do fracasso foi documentado?

* Oitava: houve erro da Administração que possa ter causado o insucesso?

* Nona: a pesquisa de preços atual confirma a compatibilidade do preço direto?

* Décima: o contratado preenche os requisitos mínimos de habilitação?

* Décima primeira: a razão da escolha do contratado está motivada?

* Décima segunda: a contratação direta é mais eficiente e juridicamente segura do que repetir a licitação?

Se qualquer uma dessas perguntas não puder ser respondida com base documental, a contratação direta deve ser suspensa para complementação da instrução. O art. 75, inciso III, é uma hipótese objetiva, mas sua aplicação exige prova. Não basta invocar a licitação deserta ou fracassada; é preciso demonstrar que a dispensa é consequência legítima desse insucesso.

10. Roteiro para o fornecedor e responsabilidade na contratação direta

O fornecedor chamado para contratação direta com base no art. 75, inciso III, também deve agir com cautela. Deve verificar o edital anterior, confirmar se consegue cumprir todas as condições, apresentar proposta clara, demonstrar preço compatível, comprovar habilitação mínima e guardar toda a comunicação formal.

A empresa não deve tratar essa contratação como oportunidade sem risco. Se a contratação direta for indevida, o art. 73 da Lei nº 14.133/2021 prevê responsabilidade solidária do contratado e do agente público responsável quando houver dolo, fraude ou erro grosseiro e dano ao erário. O fornecedor diligente deve verificar se a dispensa tem base mínima, se o preço é defensável e se sua proposta respeita exatamente as condições do edital anterior.

11. Exemplos práticos de aplicação adequada e inadequada

Um município publica pregão para aquisição de determinado equipamento, com especificações usuais, prazo razoável, orçamento compatível, ampla publicidade e nenhuma exigência restritiva. Nenhum fornecedor participa. A necessidade permanece, o edital tem menos de um ano, as condições serão mantidas e a Administração localiza fornecedor apto com preço compatível com pesquisa atual.

Nesse caso, a dispensa tende a ser defensável. A Administração testou o mercado, não obteve interessados e, mantendo as condições do edital, busca atender a uma necessidade pública persistente. A segurança da contratação dependerá da qualidade da instrução: prova da licitação deserta, justificativa da escolha do fornecedor, preço compatível e habilitação mínima.

Um órgão publica edital com prazo de entrega impossível, exigência técnica não justificada e condições de pagamento incompatíveis com o mercado. Ninguém participa. Em seguida, o órgão contrata diretamente com base no art. 75, inciso III.

Essa dispensa é vulnerável. A ausência de interessados pode ter sido causada pelo próprio edital. Nesse caso, a Administração não demonstrou ausência real de mercado; demonstrou inadequação das condições licitatórias. A solução correta seria reavaliar o planejamento, corrigir o edital e reabrir a disputa.

A Administração recebe três propostas, mas todas descumprem especificação técnica essencial prevista no edital. Após análise motivada e eventual diligência quando cabível, conclui que nenhuma proposta é válida. A necessidade permanece e o edital tem menos de um ano.

A dispensa pode ser examinada, mas dependerá da qualidade da decisão de desclassificação. Se as propostas foram invalidadas corretamente, com base em requisito essencial e insanável, há fundamento. Se as desclassificações decorreram de formalismo excessivo ou interpretação equivocada, a contratação direta perde sustentação.

A Administração realiza licitação para fornecimento de item comum. O orçamento estimado, baseado em pesquisa atual e idônea, indica preço médio de R$ 100,00 por unidade. As propostas recebidas variam entre R$ 180,00 e R$ 220,00, sem justificativa técnica, logística ou econômica para a diferença. Após negociação frustrada, as propostas permanecem incompatíveis.

Nesse caso, a Administração pode reconhecer que as propostas consignaram preços manifestamente superiores aos praticados no mercado. A contratação direta, contudo, só será segura se o fornecedor escolhido apresentar preço compatível com parâmetros idôneos. O fracasso por preço não autoriza contratação direta por valor igualmente incompatível.

12. Negociação prévia, dispensa eletrônica e planejamento

Antes de concluir que as propostas permaneceram acima do orçamento ou manifestamente superiores ao mercado, a Administração deve avaliar se houve negociação cabível com os licitantes.

Em licitações eletrônicas, a negociação com o melhor classificado é etapa relevante para buscar adequação do preço. Se a Administração encerra prematuramente a disputa sem tentar obter condição melhor quando juridicamente cabível, a conclusão pelo fracasso pode ser questionada. A dispensa posterior deve ser consequência de tentativa razoável de aproveitamento da licitação, não de desistência administrativa apressada.

O Manual do TCU registra que a IN Seges/ME 67/2021 prevê a adoção da dispensa de licitação na forma eletrônica para contratações de obras, bens e serviços, incluídos serviços de engenharia, nos termos do art. 75, inciso III e seguintes, quando cabível.

Isso reforça a necessidade de publicidade e rastreabilidade mesmo na contratação direta. A dispensa eletrônica não transforma a contratação direta em licitação, mas aumenta a transparência do procedimento e pode ampliar a obtenção de propostas. Sempre que aplicável, é uma forma de reduzir risco de direcionamento e fortalecer a justificativa da escolha.

O Manual do TCU registra, nas referências normativas sobre o inciso III, que a elaboração do ETP é dispensada nessa hipótese no âmbito da IN Seges/ME 58/2022, enquanto a IN Seges/ME 81/2022 relaciona o termo de referência aos processos de contratação direta.

Mesmo quando o ETP for dispensado no regime normativo aplicável, isso não significa ausência de planejamento. A Administração continua obrigada a demonstrar necessidade, objeto, preço, contratado, habilitação e compatibilidade com o edital anterior. A eventual dispensa do ETP não dispensa a racionalidade da decisão.

13. O risco de transformar o inciso III em atalho

O maior risco prático é usar o art. 75, inciso III, como atalho para contratar diretamente depois de uma licitação mal planejada.

Essa prática enfraquece a competição e pode gerar responsabilização. A Administração deve demonstrar que tentou licitar seriamente. O inciso III não autoriza uma licitação formalmente publicada apenas para abrir caminho à contratação direta. Se o edital foi concebido de modo a afastar interessados ou inviabilizar propostas válidas, a dispensa posterior pode ser considerada indevida.

14. Conclusão

O art. 75, inciso III, permite dispensa quando uma licitação recente, realizada há menos de um ano, não produziu contratação viável por três razões: ausência de interessados, ausência de propostas válidas ou preços manifestamente superiores ao mercado ou incompatíveis com parâmetros oficiais.

A aplicação correta do dispositivo exige cinco cautelas: manter integralmente as condições do edital anterior; demonstrar documentalmente o motivo do insucesso; verificar se o fracasso não foi causado por erro da Administração; justificar o preço da contratação direta; e comprovar a razão da escolha do contratado. A dispensa é juridicamente defensável quando aproveita uma tentativa competitiva legítima que não produziu resultado. É vulnerável quando serve para encobrir planejamento deficiente, edital restritivo, julgamento equivocado ou contratação direta por preço inadequado.

Em termos práticos: licitação deserta exige prova de ausência real de interessados; ausência de propostas válidas exige análise motivada da invalidade; preços excessivos exigem demonstração econômica consistente; e a dispensa exige manutenção das condições do edital anterior, justificativa de preço e contratação de fornecedor habilitado.

A mensagem central é esta: o art. 75, inciso III, não existe para premiar licitações mal conduzidas, mas para permitir que a Administração atenda uma necessidade pública quando uma licitação recente, válida e corretamente estruturada não produziu contratação possível. A contratação direta será segura quando o processo demonstrar, com documentos, que a competição foi tentada, que o insucesso foi real, que as condições serão mantidas e que o preço contratado é compatível com o mercado.



Nenhum comentário:

Postar um comentário

Comente! Expresse a sua opinião!